ferramentas de marketing digital que todo empreendedor precisa conhecer

Buzzsumo, RD Station, Google Analytics…Ferramentas não faltam para profissionalizar sua estratégia de marketing digital. Mas, entre tantas que existem no mercado, quais são as mais eficientes? Confira a lista!

 

Entre 2015 e 2016 o número de soluções tecnológicas focadas em marketing cresceu 87% de acordo com o estudo Marketing Tecnhology Landscape 2016. Esse aumento segue a evolução exponencial do marketing digital, mas também deixa mais complexa a tarefa de empreendedores e de seus times nessa área de identificar e implementar ferramentas que atendam às dinâmicas do mercado e os objetivos do negócio.

Para ajudar neste desafio, selecionamos 15 ferramentas de marketing digital essenciais para alavancar negócios e aumentar a presença digital. Utilizando-as, o empreendedor será capaz de acompanhar a performance dos canais digitais, gerenciar metas e KPI’s(indicadores-chave de desempenho), otimizar a dinâmica da sua equipe e gerar insights valiosos com base em fatos e dados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Google Analytics é a ferramenta gratuita mais utilizada pelos profissionais de marketing digital. Ele tem como principal objetivo monitorar o tráfego de um site, e-commerce ou aplicativo.

Dentro da plataforma é possível analisar relatórios-padrão e também customizar os dashboards de acordo com a necessidade do seu negócio. Além dos dados referentes à experiência do usuário, ele também fornece informações proprietárias do Google sobre a audiência, como idade, gênero, interesses, afinidades e segmento de mercado.

Veja abaixo algumas informações disponíveis:

  • Visitas – Número total de visitantes, páginas por sessão e tempo da visita;
  • Origens de tráfego – De onde estão vindo os acessos do site (direto, orgânico, mídia paga, redes sociais, referência e outros);
  • Metas – Quais foram as metas alcançadas e suas respectivas origens;
  • E-commerce – Como está o desempenho da sua loja virtual;
  • Marketing – Quais são as campanhas de marketing que geram melhores resultados;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com o SimilarWeb é possível analisar dados de tráfego de qualquer site ou aplicativo. Com estas informações é possível realizar um benchmark da concorrência, identificar novos competidores, descobrir novos mercados e mapear tendências.

Eles coletam diariamente 5 bilhões de eventos que são categorizados e higienizados, ou seja todos os dados considerados ruins ou com problemas são excluídos. Entre as informações disponibilizadas gratuitamente estão:

  • Overview: Total de visitas, engajamento, origens de tráfego
  • Audience Interests: Categorias e Tópicos;
  • Search: Percentual de tráfego orgânico, palavras orgânicas e pagas;
  • Social: Percentual de tráfego por rede social;
  • Display Advertising: Percentual de tráfego de anúncios Display e share de canais;
  • Similar: sites e aplicativos semelhantes;

 

Para melhorar a experiência do usuário de um site é importante monitorar as interações dos usuários com todos os elementos da página. A ferramenta Hotjar oferece um pacote completo para mapear a jornada do consumidor dentro do site:

  1. Heatmaps: mostra por onde os visitantes passaram o mouse na tela;
  2. Clickmaps: indica as áreas onde os visitantes mais clicaram em seu site;
  3. Scrollmaps: mostra a profundidade de rolagem do mouse dentro de uma página;
  4. Visitor Recordings: grava a sessão do usuário em vídeo acompanhando o movimento do mouse e cliques.
  5. Feeback Poll: enquetes com perguntas sobre o conteúdo e pesquisas de satisfação como por exemplo NPS (Net Promoter Score);
  6. Test User: seleciona usuários para realizar testes de experiência e design;

Com essas informações é possível priorizar mudanças de layout, otimizar as taxas de conversão, criar experimentos, melhorar os CTAs (call-to-action) dentre outras ações.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma excelente ferramenta gratuita de design. Os principais diferenciais do Canva são a sua interface intuitiva, as inúmeras opções de layout e customização dos templates. Ele permite também que o time colabore com sugestões pontuais, tornando o processo de aprovação e compartilhamento dos criativos menos burocrático e mais rápido.

Abaixo estão alguns templates que o Canva oferece:

  • Posts para Redes Sociais (Facebook, Pinterest, Instagram, Twitter, Google +);
  • Infográficos;
  • Newsletters;
  • Gráficos e muito mais.