A presença digital se refere ao espaço ocupado por uma marca no ambiente online. Em outras palavras, é a forma como uma empresa se posiciona e se comunica nos diferentes meios digitais, como redes sociais, sites e blogs
Este é o local onde as pessoas se comunicam, interagem e se relacionam entre elas e com o mundo. A tecnologia nos serve de ponte, para esta associação, o contato virtual, as comunidades e os grupos de interesses afins, alcançando desta forma conhecimento e diversidade cultural.
Mas uma rede social não é uma mídia, para isto ela deve estar inserida em algum meio. Se entendermos que este meio está na rede, e está aberto para a visualização de todos (ou para grupos) então ela se tornará uma mídia para o usuário.
Podemos definir uma rede social como “estrutura social formada por indivíduos (ou empresas), chamados de nós, que são ligados (conectados) por um ou mais tipos específicos de interdependência, como amizade, parentesco, proximidade/afinidade, trocas financeiras, ódios/simpatias, relações sexuais, relacionamento de crenças, relacionamento de conhecimento, relacionamento de prestígio etc.”. Dessa forma, tanto on-line quanto off-line, há diversos tipos de redes sociais, conforme o tipo de interdependência que elas desenvolvem.
A palavra mídia, etimologicamente está associada a palavra meio. Mídias sociais têm a ver com conteúdo postado ou compartilhado por pessoas na rede e deste irá se formar uma rede social. O conteúdo alcança público com interesses e objetivos em comum e estabelece relacionamentos.
A mídia social é mais que um meio de comunicação, ela pode ser definida como um veículo social, onde as pessoas se utilizam deste meio para entrar em contato. Na figura anterior onde as redes sociais estão inseridas nas mídias.
A única forma de comunicação pessoal, na sua forma natural (não relacionada a marketing) que possui abrangência de meio de comunicação, mas não se caracteriza como mídia social é o e-mail, por ser uma forma de mensagem privada e que não possui exposição pública mesmo que envolva muitas pessoas.
Existem muitas ferramentas que podem nos auxiliar na Presença Digital, acompanhe os posts semanais que serão publicados e veja quais podem auxiliar o seu negócio, fazendo parte de uma estratégia de marketing digital, conforme o perfil do seu público.
"Entenda como aumentar a presença digital da sua empresa e, consequentemente, atrair mais clientes e melhorar seus resultados"